Quando fui a Bali esperava uma ilha menor. Encontrei uma lugar imenso, com deslocamento difícil de um lugar para outro e muitas atrações espalhadas pela ilha. Como a Indonésia tem muitas outras atrações interessantes, nem sempre é possível ficar o tempo necessário para conhecer tudo. Por isso vai aqui uma sugestão de 7 coisas legais para fazer nessa mágica ilha.
1 – Apreciar a cultura balinesa em Ubud
O coração cultural da ilha. Vale a pena passar pelo menos 2 dias aqui. Várias das principais atrações estão nos arredores.
Templos, lojinhas, restaurantes, massagem, meditação. Ubud tem de tudo um pouco. Os hotéis nessa área de Bali são bem típicos e agradáveis. Outra atração interessante é a floresta dos macacos, bem no coração da cidade.
2 – Purificar a alma em Pura Tirta Empul
Conhecido como o templo das águas, é um dos locais sagrados da ilha. Os locais vão até o templo de Tirta Empul para mergulhar em suas águas e tirar tudo de ruim do corpo. O local pode ficar bem cheio. Tente visitar em dias de semana bem cedo para aproveitar bem e curtir a paz do local.
3 – Encontrar a paz em Gunung Kawi
O afastado e pouco visitado templo de Gunung Kawi está próximo de Tirta Empul mas requer uma caminhada de meia hora para chegar lá. Este é um dos mais antigos templos de Bali. Escondido no meio de plantações de arroz, o templo foi feito esculpido nas pedras e é bem impressionante.
Um bom lugar para relaxar, meditar ou simplesmente contemplar a paz da natureza.
4 – Refrescar-se na Tegenungan Falls
A bela cachoeira de Tegenungan está no meio do caminho entre Ubud e Seminyak e é uma excelente parada para curtir o visual e se refrescar no meio ao calorão de Bali.
5 – Curtir a Balada do pôr do sol no Potato Head
Potato Head Beach Club é um dos bares mais legais de Bali. O bar fica na cidade de Seminyak, bem na beira da praia, com uma piscina infinita. O bar toca geralmente música eletrônica e costuma ficar cheio no pôr do sol, quando a agitação toma conta e o visual fica incrível.
6 – Relaxar na praia de Padang Padang
Uma das praias mais famosas de Bali, e não é por menos. Águas mornas e cristalinas, cerveja gelada e um belo visual. Uma ótima pedida para relaxar depois de passar calor visitando os templos e outras atrações da ilha.
7 – Provar a variedade de chás e cafés nas plantações do norte da ilha
Uma coisa que me surpreendeu na viagem foi o passeio nas plantações no norte de Bali. Após andar pelas plantações, curtir o visual e provar várias frutas, chegamos ao local para fazer a degustação. Vários chás e tipos de café. Entre eles os chás de açafrão e mangosteem foram os favoritos. Excelente oportunidade para provar o Coffe Luak. O café mais caro do mundo, feito com o grão das fezes do Luak, uma espécie de gato que vive na região e se alimente com os grãos de café.
Locomoção em Bali
Transporte coletivo em Bali inexiste, taxi é caro e dirigir naquelas estradas é meio complexo. Uma excelente opção é pegar um carro com motorista. Ao contrário do que parece, o preço é muito bom. Recomendo muito o Ketut, que nos levou a todos esses lugares e também faz um ótimo serviço de guia, explicando tudo de cada atração. Super recomendado. http://www.safebalidriver.com/
Hospedagens recomendadas:
Ubud – Bem próximo a floresta dos macacos e ao centrinho de Ubud. Excelente custo benefício. http://www.mawahouseubud.com/
Seminyak – Hotel muito bom, bem próximo ao Potato Head – http://www.madawi.com/
Agradecimento aos companheiros de viagem
Maria Clara, Lucas Netto, Carla Rodrigues, Fernanda Ferreira e Vinícius Lima