Komodo é muito mais que os Dragões

dscn5729

Komodo é uma das ilhas do Parque Nacional de Komodo, na Indonésia. O parque é mundialmente famoso por ser o lar de um animal único no mundo: O Dragão de Komodo.

Mas a região tem muito mais a oferecer. O Parque Nacional de Komodo fica situado na região de Nusa Tengara na Indonésia, entra as ilhas de Flores e Sumbawa. O parque na verdade é um arquipélago formado por 2 ilhas principais, Komodo e Rinca, e diversas ilhas menores.

dscn5705

Mas a principal riqueza de Komodo não está em suas ilhas, mas sim, embaixo d’água. Com uma variedade impressionante de espécies de peixes e corais, os mergulhos em Komodo são considerados entre os melhores do mundo.

dscn5548

Não só na terra e na água, mas o parque impressiona também no ar. As famosas “raposas voadoras” são um espetáculo a parte no céu da região.

dscn5763

Diante de tanta beleza, os Dragões são apenas uma das tantas atrações desse lugar estonteante.

Como chegar

A porta de entrada para visitar o Parque Nacional de Komodo é a cidade de Labuan Bajo, na ilha de Flores. Várias companias aéreas voam diariamente do aeroporto de Denpasar em Bali para Labuan Bajo. Por razões de segurança e pontalidade, prefira sempre os voos das empresas Garuda e Lion Air.

Também é possível chegar no parque nacional por via marítima, em cruzeiros organizados a partir de Lombok.

Atrações do Parque Nacional de Komodo

A melhor forma de conhecer o Parque Nacional é através de barcos que saem de Labuan Bajo e percorrem diferentes itinerários na região. Os passeios podem ser de 1 dia, voltando para pernoitar em Labuan Bajo, ou 2 ou 3 dias, com pernoite no próprio barco.

dscn5737

Os passeios podem ser também combinados com mergulhos. Normalmente, os passeios de 1 dia visitam apenas a ilha de Rinca, que está mais próxima de Labuan Bajo e os tours com pernoite nos barcos vão até a ilha de komodo.

Rinca

Uma das principais atrações do parque nacional e um dos únicos lugares do mundo que se pode ver os dragões de komodo (o outro lugar é a ilha de Komodo).

dscn5722

A ilha é menor do que Komodo e possui uma quantidade grande de dragões, sendo mais fácil avistá-los em Rinca do que em Komodo. Na entrada da ilha, um ranger dá as instruções e o grupo de visitantes deve escolher qual das 3 trilhas fazer.

dscn5735

Existe uma pequena, uma média e a grande. Cada trilha percorre uma diferente região da ilha para ver a paisagem e a vida selvagem. Próximo ao escritório dos rangers, geralmente ficam alguns dragões deitados. Dizem que eles são atraídos pelo cheiro da comida feita pelos rangers.

dscn5710

É possível ver alguns outros animais selvagens na trilha, como búfalos e veados. O cenário da trilha é muito bonito, passando por florestas e montanhas com vistas espetaculares da região.

Komodo

Ilha que dá nome ao parque. É mais distante e menos visitada do que Rinca. Exista a possibilidade de realização de trekkings maiores na ilha.

Aqui é mais difícil avistar os Dragões, uma vez que a ilha é muito  grande. Além dos trekkings e dos dragões, outro destaque da ilha de Komodo é sua praia de areia rosa.

Mergulhos

Os mergulhos realizados no Parque Nacional de Komodo são famosos pela grande biodiversidade encontrada. Grande variedade de peixes e corais e grandes animais como tartarugas, tubarões e raias manta. Também se destacam os peixes exóticos, como o Baiacu, Peixe Leão, Peixe Escorpião e o Peixe Unicórnio.

Os mergulhos em Komodo no geral não são para iniciantes. A grande biodiversidade do local é devido as fortes correntes marítimas que se encontram no arquipélago. Portanto espere encontrar fortes correntes durante os mergulhos em Komodo. Um dos pontos de mergulho mais famosos é o Manta Point.

Um drift dive (mergulho que você é levado pela corrente) bem eletrizante, com a corrente bem forte, muita vida marinha e muitas raias mantas enormes “voando” pela corrente. Quando fiz esse mergulho haviam mais de 50 mantas no local.

Pequenas ilhas

Além das grandes ilha Rinca e Komodo, várias ilhotas estão espalhadas pelo parque nacional. Várias dessas pequenas ilhas são belíssimas, com praias lindas de areia branca e águas azuis.

dscn5694

Os passeios geralmente param em alguma dessas ilhas para relaxar e almoçar.

Flying Foxes

Uma das coisas que mais me surpreendeu em Komodo é assistir o pôr do sol com o voo das raposas voadores.

sunda-flying-fox_6736

São milhões de morcegos enormes que voam de uma ilha para outra na hora que o sol se põe. É um espetáculo impressionante.

dscn5765

Onde Ficar?

O hotel Golo Hilltop fica no topo de uma montanha com uma vista muito bonita para a baía de Labuan Bajo. O hotel é simples mas aconchegante. O preço é muito bom. Excelente custo benefício. http://www.golohilltop.com/

dscn5484

Como fazer os passeios?

Fizemos o tour no parque nacional de barco com a empresa Flores XP. Com eles foi possível organizar alguns mergulhos em pontos estratégicos durante o tour, considerando que de 6 pessoas do nosso grupo, 5 eram mergulhadores.

http://floresxp.com

Agradecimento aos Companheiros de viagem

Carla Rodrigues, Fernanda Ferreira, Lucas Netto, Maria Clara e Vinícius Lima.

dscn5588

 

 

 

Categorias: Ásia, Indonésia | Tags: , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: