Roteiro de Viagem pela Patagônia

img_5591

A Patagônia é a região sul da América do Sul, que compreende uma vasta região da Argentina e do Chile. Repleta de belezas naturais, a Patagônia oferece diversas opções de roteiros para vários gostos. No meu caso, o roteiro foi o seguinte: Ushuaia – Punta Arenas – Puerto Natales – Torres del Paine – El Calafate – El Chaltén – Bariloche – Pucón.

Para execução desse roteiro, sugiro tirar passagem utilizando milhas com a ida para Buenos Aires (ou Ushuaia) e a volta por Santiago (ou Temuco). Aí é só iniciar o roteiro em Ushuaia e subir até Pucón.

USHUAIA (2dias)

Hospedagem no Albergue LOS CORMORANES – http://www.loscormoranes.com/ Fica umas 6 quadras das duas principais ruas (San Martin e Maipú.) No primeiro dia chegamos a tarde e só conhecemos a cidade e marcamos o passeio. No segundo dia, de manhã fizemos a navegação até o farol do fim do mundo. Passa por ilhas cheias de leões marinhos e cormoranes (uma espécie de pinguim voador). Tem uma opção de uma navegação mais cara que vai até a pinguinera, mas deixamos para ver os pinguins em Punta Arenas. À tarde subimos até o Glaciar Martial, bem legal a vista, e pegamos uma nevasca muito massa. O bom é que o passeio é de graça. Descemos do Glaciar e ainda fomos ao museu do presídio, que aceita carteirinha de estudante. Estava quase fechando mas deu pra ver bastante coisa. À noite tem um Pub chamado Dublin que costuma ficar cheio.


Ushuaia – Punta Arenas: Ônibus. Saiu 7 da manhã e chegou em Punta Arenas 5 da tarde. A paisagem é legal e tem a travessia do estreito de Magallanes que também é bacana, tirando o frio que é absurdo.

img_5033

PUNTA ARENAS (2 dias)
Hospedagem no Hostal Calafate. O hostel não tem websiste, mas pode ser encontrado no booking ou hoteis.com. O albergue mais parece um hotel, tamanho o conforto. Fica ao lado da Plaza de Armas. O cambio foi o melhor que pegamos no Chile. No primeiro dia fomos à zona franca e batemos perna pela cidade. Tem muita coisa barata, principalmente eletrônicos e roupas. Comemos uma Centolla, uma espécia de caranguejo gigante que é muito bom e custa muito caro em santiago por exemplo. Em Punta Arenas é muito barato pois é pescado na região. Vale a pena experimentar. No segundo dia conhecemos o cemitério e fomos à pinguineira. Não gostei muito da pinguineira. A mais legal era a de isla magdalena, mas não estavam fazendo pela falta de procura, tinha pouca gente na cidade, daí fomos nessa que é no continente. Dá pra ver muito pinguim, mas o vento é muuuuuinto forte e faz com que fique muito frio. A cidade é meio grande, então tem algumas opções de baladas.

Punta Arenas – Puerto Natales: Ônibus saiu 1 da tarde e chegou 4 da tarde em Puerto Natales.

PUERTO NATALES (1 dia)
Hospedagem na Casa Cecília que é excelente. Demos uma volta na cidade e ficamos por conta de preparar as coisas para os 4 dias de Torres del Paine. Reservamos através da Casa Cecília 3 refúgios no parque, com café da manhã e jantar.

Puerto Natales – Parque Nacional Torres del Paine: O ônibus sai as 7:30 da manhã e chega ao parque umas 10 horas. O ticket dá direito à ida e volta.
TORRES DEL PAINE (4 dias)
DIA 1
Descemos do bus em Pudeto, 10 da manhã e caminhamos até o Salto Grande. Muito bonita a cachoeira. Tivemos que ir rápido para pegar o catamarã que saía às 11 da manhã. Pegamos o catamarã. A navegação no lago Pehoe é muito massa. O lago é verde e muito bonito. Descemos do outro lado do lago, no antigo camping Pehoe, que hoje chama-se Lodge Paine Grande. Deixamos as mochilas no refúgio e fomos até o glaciar gray. Gastamos umas 7 horas para ir e voltar. O vento era muito forte, mas a vista do lago gray e do glaciar é fantástica. Facilita muito esse esquema de deixar as mochilas no refúgio.

DIA 2
Saímos bem cedo do Paine Grande e fomos margeando o lago pehoe até o Acampamento Italiano. Gastamos cerca de 2 horas. Chegando lá, deixamos nossas mochilas jogadas em um canto (todo mundo faz isso), e subimos até o Vale do Francês. Pegamos uma nevasca incrível. No vale, tinha neve até o joelho. O acampamento Britânico, pouco antes de chegar no vale, não tinha uma alma viva. Na descida, o tempo abriu e a vista foi fantástica. Gastamos umas cinco horas para subir e descer. Pegamos as mochilas no italiano e seguimos rumo ao refúgio los cuernos. Antes passamos em uma praiazinha no lago que é muito massa. Gastamos mais 3 horas nessa parte do percurso.

DIA 3
Saímos bem cedo. Passamos por vários lagos e rodeamos os Cuernos del Paine, montanhas bem altas cheias de neve. Fomos até o acampamento chileno pegando um atalho pela esquerda, sem passar pela hosteria las torres. Gastamos 5 horas. Deixamos as mochilas no chileno e subimos até as torres. Gastamos umas 4 horas pra subir e descer, tirando uma hora que ficamos lá em cima. Demos sorte que pegamos o dia lindo e deu pra ver as torres muito bem. O visual é de tirar o fôlego.

DIA 4
Acordamos tarde e descemos até a hosteria las torres (3 horas). Pegamos uma van até laguna amarga e depois usamos o ticket de volta para voltar até Puerto Natales. Chegamos mortos e descansamos até o dia seguinte para seguir viagem.

 

Puerto Natales – El Calafate: Saída às 8 da manhã e chegada em El Calafate às 2 da tarde. Tem um pedaço grande que é estrada de terra.

EL CALAFATE (2 dias)
Hospedagem no Hostel del Glaciar Libertador http://www.glaciar.com/  Tem um café da manhã meio avacalhado, mas de resto é bom e fica na principal avenida da cidade. No primeiro dia apenas andamos pela cidade e planejamos o passeio do dia seguinte. No segundo dia fizemos o Mini Trekking sobre o perito moreno. É muito legal mas o preço é uma facada… Você coloca aquelas botas com pregos embaixo e anda cerca de uma hora e meia sobre o glaciar. Antes rola uma palestra sobre o glaciar e depois um passeio nas passarelas que servem de mirante para o glaciar. A noite fomos em um pub que tem na cidade.

EL CHALTÉN (1 dia)
Alugamos um carro em El Calafate (200 pesos para 3 pessoas) e fomos até El Chaltén. Foi massa dirigir nessa estrada. O vento quase carregava o carro e tem vários mirantes. Chegando em El Chalten fizemos trilhas pequenas. Uma até os mirantes del condor e de las aguilas. E outra até uma cachoeira que tem no parque. Voltamos no fim da tarde. Vou ter que voltar nessa cidade com certeza… acho que merece mais dias para fazer as trilhas maiores, até o fitz roy, até porque só o vimos de longe…


El Calafate – Bariloche: Vôo pelas aerolineas argentinas comprados com antecedência.

BARILOCHE (2 dias)
Hospedagem de excelente custo benefício, Hostel MarcoPolo.  http://www.marcopoloinnbariloche.com/hostel-bariloche-english/ Primeiro dia andamos na beira do lago, conhecemos as ruas do centro, catedral margens do lago Nahuel Huapi. Segundo dia fomos ao cerro campanário e depois alugamos bicicletas (45 pesos) e fizemos o circuito chico (cerca de 40km). Muito legal… Vistas fantásticas.

Bariloche – Pucón: Onibus saiu 7 da manhã em bariloche, fez escala em Osorno (ficou umas 2 horas) e chegou em Pucón umas 7 da noite.

PUCÓN (3 dias)

Hospedagem no Hostel Pucón. (http://www.puconhostelchile.com/). Bem tranquilo e bem localizado, com café da manhã que era muito bom. Primeiro dia, chegamos tarde e só demos uma volta na cidade. Segundo dia fomos na beira do lago de manhã e na parte da tarde fizemos o rafting no rio trancura. Foi o cara do hostel que arrumou o esquema. A noite fomos nas termas… muito bom para descançar!!! No ultimo dia subimos o vulcão villarica. Fomos até o topo (6horas) mas não conseguimos descer até a cratera por causa do mau tempo e da fumaça. Nevava muito. A descida é bem tranquila, pois improvisa-se um tobogã de neve. A subida é um pouco puxada.


Pucón – Santiago: Bus saiu às 10 da noite e chegou em Santiago às 8 da manhã.

 

Categorias: América do Sul, Argentina, Chile | Tags: , , , | 3 Comentários

Navegação de Posts

3 opiniões sobre “Roteiro de Viagem pela Patagônia

  1. Pingback: Viagem pela Patagônia – Eu Escolho Viajar

  2. Mayra

    Oi Thiago! Estou querendo fazer praticamente todo seu roteiro..mas ainda tenho algumas dúvidas em relação a Torres del Paine…será que vc poderia me ajudar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: