Além da riqueza cultural, a Tailândia possui muitas atrações naturais, principalmente belas praias. Com um tom esverdeado maravilhoso e muitas montanhas, o cenário é deslumbrante, tanto no Golfo da Tailândia, quanto no Mar de Andaman. A região já serviu de cenário para várias produções de Hollywood, como “A Praia” (Maia Bay em Koh Phi Phi), “007 contra o homem da pistola de ouro” (Ao Phang-Nga) e “O impossível” (Phuket).
Este post é continuação de “Roteiro de viagem pela Tailândia – Parte 1”, no qual foram abordados Bangkok e arredores e o Norte da Tailândia, enquanto este post será dedicado às praias tailandesas.
Golfo da Tailândia
As principais atrações do Golfo são as 3 ilhas situadas próximas umas das outras: Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao.
Koh Samui
Eu havia acabado de chegar de viagem. Minha primeira parada na Tailândia foi Koh Samui. Pousamos em Bangkok, fizemos a imigração e já pegamos um vôo para Koh Samui. Chegamos pela noite, jantamos e dormimos. Por volta das 5 horas da manhã, com o fuso horário atrapalhado, acordei sem sono. Após um tempo sem conseguir dormir, resolvi dar uma volta na praia e fui agraciado com um belíssimo nascer do sol. Foi a primeira imagem que tive da beleza da Tailândia e deu para ter uma ideia do que estaria por vir.
A maior das ilhas do Golfo da Tailândia, também é a mais visitada devido ao fácil acesso (é a única que tem aeroporto) e a enorme quantidade de resorts da ilha. Possui praias belíssimas, cachoeiras e outras atrações, como o Buddha Gigante. Destaques para a badalada praia de Chaweng, Lamai e a tranquila Bophut.
Alugar uma moto e dirigir em Koh Samui pode ser uma aventura e tanto. Até os postos são uma atração a parte, onde a gasolina é guardada em garrafas de plástico.
A dica aqui é pesquisar bem as tarifas, uma vez que é possível encontrar excelentes resorts a preços baixíssimos.
Hospedagem
Lawana Resort é bem localizado, boa estrutura e é extremamente barato:
Koh Phangan
Além de belas praias, Koh Phangan é a ilha das festas. As famosas festas da lua: Full Moon Party (na praia) e Half Moon Festival (na floresta) embalam os turistas do mundo todo ao som de música eletrônica até o dia amanhecer.
Cada uma das festas é realizada uma vez por mês e em datas especiais como no Reveillon. O calendário pode ser conferido nos sites:
http://www.halfmoonfestival.com/#!festivaldate/c203b
http://fullmoonparty-thailand.com/schedules.html
As festas rolam com muita bebida e música eletrônica, além de alguns entorpecentes que são vendidos nos bares, como o “gás do riso” e o chá de cogumelo.
Algumas dicas para quem for às festas:
- Ir com calçado fechado: as vezes turistas bêbados podem quebrar garrafas na areia e fazer com que quem está descalço ou de chinelo corte os pés;
- Levar apenas cópia do passaporte e dinheiro: pessoas mal intencionadas podem se aproveitar da embriagues de turistas;
- Não comprar entorpecentes que não estejam sendo vendidos nos bares: policiais disfarçados podem vender drogas para em seguida extorquir os turistas;
- Não ir de moto para a festas: muitas pessoas se machucam em acidentes de moto voltando das festas.
É possível ir de tuk tuk, taxi ou pau de arara para as festas.
A ilha também possui belas praias como Bottle Beach e Haad Yao, mas não são tão impressionantes como as das outras ilhas do país.
Koh Phangan fica localizada entre as ilhas de Koh Samui e Koh Tao, sendo ligada a elas por meio de barcos que saem em diversos horários.
Hospedagem
Lime’n Soda tem um excelente custo benefício. Na beira da praia, boa comida e quartos limpos. Foi a hospedagem mais barata que ficamos na Tailândia, em época de Half Moon Festival.
Koh Tao
É a menor das ilhas do Golfo da Tailândia. Além das praias de água cristalina, é conhecida como a ilha dos mergulhadores. Existem diversos pontos e agências de mergulho em Koh Tao. Muitas pessoas aproveitam os bons preços e a quantidade de opções para fazer o curso de mergulho. O centrinho de Koh Tao é cheio de lojinhas e restaurantes. Uma opção muito boa é o restaurante Whitening.
As praias mais belas de Koh Tao, na verdade ficam em um pequena ilha vizinha chamada Koh Nang Yuan.
É uma ilha particular que tem um resort de mergulho. É possível se hospedar na ilha ou fazer daytrips para conhecer o belíssimo lugar.
A ilha na verdade são duas montanhas ligadas por uma pequena faixa de areia. É possível subir no topo de uma das montanhas e ter uma vista incrível.
Mar de Andaman
Se você imagina a Tailândia de aguas verdes cristalinas, paredões rochosos enormes, cavernas e coqueiros, você não vai se decepcionar visitando essa região do país.
A região tem os aeroportos de Krabi e Phuket como principais portas de entrada.
Chegamos via aérea por Phuket, maior cidade da região, com belas praias, resorts e vida noturna agitada. Não tive boas recomendações de lá, por isso fiquei pouco tempo. De Phuket saem os barcos para aquela que talvez seja a ilha mais famosa da Tailândia: Koh Phi Phi.
Koh Phi Phi
Ilha mais badalada (e também mais cara) do país, Koh Phi Phi é bastante famosa pela praia de Maya Bay, onde foi filmado o filme “A Praia”. Mas a ilha é muito mais do que isso. Praias, casas de massagem, baladas, ótimos restaurantes e um astral sem igual.
A praia de Maya Bay é a grande atração de Koh Phi Phi. Milhares de pessoas visitam a praia por dia, tirando um pouco da magia do local. Recomendo pegar o tour do pôr do sol, quando todas as excursões vão embora da ilha ficando apenas esse tour.
Com a praia vazia e a água mudando de cor é possível apreciar a real beleza do lugar. Diferente da maioria dos passeios que sai de manhã, esse sai pela tarde, passa por algumas praias e chega em Maya Bay 16 horas, quando a maioria dos barcos está indo embora.
Depois de curtir a praia e ver o pôr do sol, o passeio ainda inclui um snorkling noturno para ver a luminosidade do plâncton no mar.
http://www.mayabaytours.com/#!plankton-trekksoft/cf2q
Uma das principais atrações de Koh Phi Phi é o mirante. Uma caminhada de 40 minutos leva ao topo da montanha com uma vista panorâmica da ilha e arredores.
Uma boa pedida é assistir o sol se pôr no mirante. Lá é possível observar os estragos que foram feitos na ilha que foi atingida por um Tsunami em 2004 e foi completamente destruída.
Além das praias da ilha central de Koh Phi Phi, outras maravilhosas estão nas ilhas vizinhas, podendo ser acessadas por qualquer barquinho a partir de Phi Phi.
Monkey beach fica a 10 minutos de barco e é muito bonita. A praia tem esse nome por causa da grande quantidade de macacos que ficam pentelhando e tentando roubar comida dos turistas.
Outra ilha imperdível é Bamboo Island. Praia de águas azuis, excelente para snorkel. Fica à 30 minutos de barco de Koh Phi Phi.
A ilha possui uma pequena trilha e alguma estrutura de banheiros e alimentação. Pode-se visitar a ilha e seguir as placas. Para quem não entende tailandês, elas são traduzidas para o chinês.
Koh Phi Phi também tem excelentes restaurantes. Destaques para os famosos Papaya e Garlic. Culinária tailandesa tradicional. Adorei o camarão com coco no Garlic.
Normalmente a culinária tailandesa é bem picante. Caso não tenha tolerância com pimenta, seja bem enfático no momento de pedir comida… “no pepper, no spicy, no chilli!!! only salt!!!”
A noite também é agitada em Phi Phi. Destaque para as festas que bombam na beira da praia…
… e para o bar que tem um ringue no meio e que os turistas podem subir e lutar Muay Thai.
Hospedagem
Phi Phi Casita é uma pousada muito aconchegante no centrinho de Phi Phi, perto das praias, no caminho pro mirante… Ou seja, localização excelente. Recomendo muito.
Krabi
Cidade famosa pelos paredões de escalada que ficam na beira do mar, também tem praias maravilhosas e tem em seu litoral a ilha que mais me impressionou na Tailândia, Hong Island.
O aeroporto fica próximo ao centro de Krabi (Krabi Town), mas as belas praias ficam próximas a um distrito de Krabi, Ao Nang. Fiquei hospedado nesta região e não me arrependi.
Ao Nang é uma região tranquila, com uma rua principal com restaurantes, bares e lojas, além de uma bela praia.
É muito bem localizada para visitar outras praias famosas:
Railay Beach, famosa pelos paredões de escalada e Phranang, praia que tem uma caverna e estalactites fazendo sombra na beira da praia.
Essa praia também tem a excêntrica caverna da princesa, onde há um pequeno templo e que devido a uma lenda local os tailandeses levam esculturas de pênis como oferendas para a princesa na caverna.
Uma dica importante é pegar um barco privado e conhecer as ilhas que ficam em frente à praia de Ao Nang: Chicken, Tup e Poda Islands.
Na minha opinião, o que é realmente imperdível em Krabi é passeio de barco até Hong Island. Isso para não falar que foi o mais impressionante de toda a viagem a Tailândia. O passeio de barco pode ser contratado por algumas empresas no centro de Ao Nang. É um passeio de um dia inteiro.
O barco sai de Ao Nang e para fazer snorkel no caminho até as ilhas. A quantidade de peixes é absurda.
A segunda parada é de tirar o fôlego. O barco passa por um estreito entre duas ilhas chegado até uma lagoa verde esmeralda escondida entre as ilhas. Nenhuma foto é capaz de descrever este lugar. É impressionante.
A terceira parada é em uma ilha vizinha de Hong Island, mas não menos bonita. É nessa ilha a parada para almoço.
E para finalizar o passeio perfeito, o resto da tarde em Hong Island, que virou apenas uma das atrações desse passeio inesquecível.
Lugar excelente para Snorkel e ainda demos a sorte de ver um dragão tailandês saindo do mato.
Como chegar lá???
Várias empresas voam para Tailândia de São Paulo, fazendo conexão nas principais cidades Européias: British (Londres), Air France (Paris), KLM (Amsterdã) e Luftansa (Frankfurt). Também é possível ir via Oriente Médio voando Qatar (via Doha) ou Emirates (via Dubai).
Melhor época para visitar a Tailândia
Entre dezembro e abril é a época com menos chuva e com um clima bom para visitar o país. Evite o período de monções que vai de agosto a novembro.
Sugestão de Roteiro pela Tailândia – 17 dias
Bangkok – 3 dias
Ayuthaya – 1 dia
Chiang Mai – 3 dias
Koh Phangan – 2 dias (pegando alguma festa)
Koh Tao – 2 dias
Koh Phi Phi – 3 dias
Krabi – 3 dias
Qualquer coisa menos do que isso será um sacrilégio…
Agradecimento aos companheiros de viagem
Maria Clara, Renato Lobão, Tulio Canut, Thiago Castro, Fábio Cavalcante, Isaías Pontes e Rodrigo Barata.
Oii! Estou indo para tailandia dia 26/06 e volto dia 13/07. Li que é exatamente da époda das monções na parte das praias de phi phi e arredores.. pensei em ir apenas para BKK e Ilhas do golfo, por conta do tempo. Acha que é muito tempo para ficar apenas lá? tenho medo de pegar temporal e ter que ficar ilhada em hotel..
Oi Marília. Não é a melhor época para ir para as ilhas da Tailâdia, mas também não é garantia de chuvas torrenciais. Você pode concentrar sua viagem em Bangkok e no Norte do país e se sobrar um tempinho escolha uma praia. Mas sempre tenha pelo menos um dia extra para imprevistos, uma vez que cancelamento de barcos e vôos nessa época são mais comuns.
Inclusive para as ilhas do golfo da tailandia? li que por lá o tempo é ótimo nessa época..
As ilhas do golfo as chances de chuva são menores do que no Mar de Andaman, mas mesmo assim eu acho que você deve se precaver para eventuais imprevisto.