Mergulho na Grande Barreira de Corais da Austrália

IMG_0141

A Austrália é um país com o território tão grande quanto o Brasil, mas sua principal atração não fica em terra firme, fica no mar: A Grande Barreira de Corais. Única estrutura viva da terra que pode ser vista do espaço, a Grande Barreira de Corais tem aproximadamente 3.000 Km de comprimento e é considerada uma das 7 maravilhas naturais do mundo.

Situada desde o extremo norte da Austrália, os mais de 2500 recifes de corais estão em sua maioria localizados no estado de Queensland. A Grande Barreira de Corais é linda vista do espaço, ou até mesmo a vista aérea, a partir de um avião pequeno, ou mesmo de um barco. Mas sua real beleza encontra-se embaixo da água. Um simples mergulho não é suficiente para ter noção da grandiosidade da barreira, sendo recomendado a visita de vários pontos ou um cruzeiro de mergulho (live aboard) pela barreira.

aust1

A principal cidade para explorar a barreira de corais é Cairns, situada no norte do estado de Queensland. A cidade de Townsville também é muito visitada para mergulhos no SS Yongala, o mais famoso naufrágio do país e as ilhas de Whitsundays, uma paraíso tropical no meio da barreira de corais.

austi

Cairns

A melhor forma de conhecer a grande barreira é contratar um Live Aboard a partir de Cairns. É possível também realizar mergulhos de um só dia (daytrips), porém os mesmos ocorrem na parte interna da barreira de corais (virada para o continente). As partes externas dos recifes (viradas para o oceano) são mais preservadas e apresentam maior quantidade de vida marinha e maior diversidade.

Os Live Aboards podem ser de 2 dias/1 noite até 11 dias/10 noites e possibilitam mergulhar na parte externa da barreira de corais. Recomendo minimamente fazer a opção de 3 dias/2 noites para se ter uma noção da imensidão e biodiversidade do lugar.

Os barcos geralmente passam o dia em um ou dois recifes próximos e durante a noite navegam para recifes mais distantes. O recife mais famoso da barreira de corais é o Cod Hole, que fica em Lizard Island, mas só é possível realizar os mergulho lá a partir de um live aboard de pelo menos 1 semana.

Não tinha tempo nem dinheiro para isso, então optei pelo Live Aboard 3 dias/2 noites. Assim que entra no barco, você recebe as primeiras instruções e tem conhecimento dos horários para os mergulhos e snorkeling.

IMG_1639

 

Durante esses 3 dias foram 11 mergulhos (10 diurnos e 1 noturno), muitos peixes, arraias, pequenos tubarões e corais belíssimos. Realmente é impressionante a variedade de vida marinha na Grande Barreira de Corais. Me lembro de termos mergulhado nos corais Milln Reef, Pellowe Reef e North West Reef.

austa

Além do mergulho, um visual surreal pode ser visto do barco, com um mar azul incrível. No final do dia, todos param para assistir ao pôr do sol, que é sempre fantástico.

IMG_1691

O momento de maior tensão durante esses dias foi quando vimos barbatanas de tubarões próximas ao nosso barco enquanto assistíamos ao pôr do sol nos preparando para o mergulho noturno. Felizmente não vimos nenhum durante este mergulho, o que poderia ser um pouco assustador.

Seguem algumas fotos dos meus mergulhos durante os 3 dias desbravando a Grande Barreira de Corais:

auste aust3 aust4 aust8 aust7 aust6 aust5 austdaust9 austf

Informações

Como Chegar

Cairns fica no estado de Queensland, no nordeste da Australia. A melhor forma de chegar até lá é por via aérea. As principais cidades da Australia têm voos regulares para Cairns (Sidney, Melbourne, Brisbane e Adelaide). A empresa Qantas é a melhor do país, mas também a mais cara. Jetstar e Virgin voam para Cairns por preços mais acessíveis.

Agência de Mergulho

Os Live Aboards podem custar de 400 a 3500 dólares, dependendo da empresa, quantidade de dias e itinerário do barco. Um daytrip custa entre 100 e 200 dólares australianos.

Fiz pela empresa CDC (Cairns Dive Center) e recomendo.

http://www.cairnsdive.com.au

Hospedagem barata em Cairns

http://www.dreamtimehostel.com

austj

Categorias: Austrália, Oceania | Tags: | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: