Esqueça a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e o Museu do Louvre. Troque as roupas de frio, a taça de vinho e o Magret de Canard por uma bermuda, tênis, água e barra de cereais e o sistema de metrôs por um barco e uma boa caminhada. Na França também tem natureza e turismo de aventura. Sejam bem vindos aos Calanques do Sul da França.
Calanques são entradas do mar no meio das montanhas calcáreas. Cada uma das entradas é um Calanque e recebe um nome, como o Calanque de Sormiou. Entre as cidades de Marselha e Cassis, vários calanques formam um Parque Nacional belíssimo. A região também é conhecida como Fiordes Provençales, pois fica localizada na região de Provença, no sul da França.
Marselha
Marselha é a segunda maior cidade da França e melhor lugar para explorar a região. Mesmo que opte por se hospedar em Cassis, para chegar a região é mais fácil tomar um trem ou voo até Marselha.
É uma cidade portuária que, além dos Calanques, possui outras atrações interessantes, como o porto velho (Vieux Port), a ilha do Conde de Montecristo e o mercado de peixes. A Catedral Notre Dame de La Garde, que fica em cima de uma colina a 200 metros de altura, é o símbolo de Marselha e oferece vistas panorâmicas da cidade.
Parc National des Calanques
Apesar de ser uma das maiores atrações naturais da França, a região só foi transformada em Parque Nacional em 2012. O parque é composto de uma grande região terrestre e marítima entre as cidades de Marselha e Cassis.
É possível conhecer o parque tanto por terra, quanto por mar e são experiências completamente diferentes. Por terra, as caminhadas podem ser longas, mas com vistas maravilhosas e com possibilidade de descer até praias belíssimas. Pelo mar, a visão do mar cristalino com as montanhas ao fundo é de tirar o fôlego, além de ser mais fácil a locomoção e ser possível conhecer vários Calanques no mesmo dia.
Dessa forma, minha recomendação é que, para conhecer o parque, tem que realizar as duas atividades: um dia de trekking nas montanhas e um dia de barco.
Existem vários Calanques no parque, mas alguns chamam mais atenção pela beleza e tamanho.
Calanque de Morgiou
Tradicional parada dos barcos. É um dos mais próximos à Marselha.
Calanque de Sormiou
Um dos Calanques de mais fácil acesso e único que possui restaurante e estrutura de turismo. Assim como os demais, é belíssimo.
Calanque de Surgiton
É possível o acesso através de um trilha muito bonita que possibilita uma vista panorâmica da região. Suas praias são belíssimas e ótimas para banho.
Calanques de Cassis
O Calanque de Port Miou é de muito fácil acesso, pois fica a uma caminhada de 5 minutos da cidade de Cassis. De lá saem os passeios de barco pela região.
Com uma caminhada de 40 minutos a partir do Calanque de Port Miou, é possível chegar até o Calanque d’en Vau, o mais belo da região de Cassis.
Explorando os Calanques a pé (ou de bicicleta)
Visitar os Calanques a partir de Cassis é muito fácil. O Calanque de Port Miou é muito próximo à cidade e possui belas vistas. De lá é possível chegar por trilhas ao Calanque d’en Vau.
A partir de Marselha uma boa opção é pegar o ônibus até a Faculdade de Ciências de Luminy. De lá são cerca de meia hora de caminhada até o início da trilha do Calanque de Surgiton.
No topo da montanha é possível ver o Calanque de Morgiou. Mais meia hora de caminhada leva até as belíssimas praias do Calanque de Surgiton.
Explorando os Calanques de Barco
Vários passeios de barco estão disponíveis a partir de Marselha e Cassis. Os passeios variam de preço, duração e quais Calanques são visitados.
A partir de Marselha:
http://www.croisieres-marseille-calanques.com/?lang=en
A partir de Cassis:
http://www.ot-cassis.com/en/the-calanques-by-boat.html
Melhor época para visitar
No verão da Europa, entre maio e outubro.
Como chegar
Marselha está localizada na região de Provence, no sul da França, a 750km de Paris. A maneira mais prática de se chegar é de avião, por um vôo de uma hora a partir de Paris. Outras grandes cidades europeias também voam para Marselha, como Lisboa, Madrid, Frankfurt e Londres. Também é possível chegar de trem ou de carro a partir de outras cidades francesas ou pela Espanha.
Agradecimento especial ao companheiro de viagem
Augusto Geyer
Até que enfim, uma matéria esclarecedora sobre como visitar os calanques!! Estava na dúvida entre a hospedagem em Marselha e Cassis. Agora, não estou mais 🙂 Obrigada!
Que bom que gostou do post. Se tiver alguma dúvida estou a disposição para ajudar. Abraço
Pingback: La belleza de las calas en el sur de Francia | Eu Escolho Viajar
meu amigo, seu post foi o mais esclarecedor de todos os que eu li sobre os Calanques (parabens!!) mas ainda restaram algumas dúvidas : vou me hospedar proximo ao Porto Velho em Marselha, como ir até Cassis ? trem , metro , onibus ? quais ? li em outras páginas que fazendo o passeio de barco, não há parada para BANHO, é verdade? não poder se banhar nessas belas águas é um crime! Ai só seria possivel pelas trilhas ? abraços !
Fui de ônibus, mas como já faz muito tempo, não lembro o número. Realmente o passeio de barco não faz parada para banho, mas pelas trilha é muito fácil escolher um lugar para nadar.