A beleza dos Calanques no sul da França

Calanques2

Esqueça a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e o Museu do Louvre. Troque as roupas de frio, a taça de vinho e o Magret de Canard por uma bermuda, tênis, água e barra de cereais e o sistema de metrôs por um barco e uma boa caminhada. Na França também tem natureza e turismo de aventura. Sejam bem vindos aos Calanques do Sul da França.

Calanques são entradas do mar no meio das montanhas calcáreas. Cada uma das entradas é um Calanque e recebe um nome, como o Calanque de Sormiou. Entre as cidades de Marselha e Cassis, vários calanques formam um Parque Nacional belíssimo. A região também é conhecida como Fiordes Provençales, pois fica localizada na região de Provença, no sul da França.

Marselha

Marselha é a segunda maior cidade da França e melhor lugar para explorar a região. Mesmo que opte por se hospedar em Cassis, para chegar a região é mais fácil tomar um trem ou voo até Marselha.

É uma cidade portuária que, além dos Calanques, possui outras atrações interessantes, como o porto velho (Vieux Port), a ilha do Conde de Montecristo e o mercado de peixes. A Catedral Notre Dame de La Garde, que fica em cima de uma colina a 200 metros de altura, é o símbolo de Marselha e oferece vistas panorâmicas da cidade.

IMG_2954

Parc National des Calanques

Apesar de ser uma das maiores atrações naturais da França, a região só foi transformada em Parque Nacional em 2012. O parque é composto de uma grande região terrestre e marítima entre as cidades de Marselha e Cassis.

mapa calanques

É possível conhecer o parque tanto por terra, quanto por mar e são experiências completamente diferentes. Por terra, as caminhadas podem ser longas, mas com vistas maravilhosas e com possibilidade de descer até praias belíssimas. Pelo mar, a visão do mar cristalino com as montanhas ao fundo é de tirar o fôlego, além de ser mais fácil a locomoção e ser possível conhecer vários Calanques no mesmo dia.

IMG_3004

Dessa forma, minha recomendação é que, para conhecer o parque, tem que realizar as duas atividades: um dia de trekking nas montanhas e um dia de barco.

IMG_3083

Existem vários Calanques no parque, mas alguns chamam mais atenção pela beleza e tamanho.

Calanque de Morgiou

Tradicional parada dos barcos. É um dos mais próximos à Marselha.

1102-morgiou-is-the-quintessential-calanque-651x0-3

Calanque de Sormiou

Um dos Calanques de mais fácil acesso e único que possui restaurante e estrutura de turismo. Assim como os demais, é belíssimo.

1104-a-large-calanque-with-restaurant-and-651x0-3

Calanque de Surgiton

É possível o acesso através de um trilha muito bonita que possibilita uma vista panorâmica da região. Suas praias são belíssimas e ótimas para banho.

IMG_3181

IMG_3209

Calanques de Cassis

O Calanque de Port Miou é de muito fácil acesso, pois fica a uma caminhada de 5 minutos da cidade de Cassis. De lá saem os passeios de barco pela região.

IMG_3008

Com uma caminhada de 40 minutos a partir do Calanque de Port Miou, é possível chegar até o Calanque d’en Vau, o mais belo da região de Cassis.

1098-the-en-vau-calanque-between-marseille-651x0-3

Explorando os Calanques a pé (ou de bicicleta)

Visitar os Calanques a partir de Cassis é muito fácil. O Calanque de Port Miou é muito próximo à cidade e possui belas vistas. De lá é possível chegar por trilhas ao Calanque d’en Vau.

en-vau

A partir de Marselha uma boa opção é pegar o ônibus até a Faculdade de Ciências de Luminy. De lá são cerca de meia hora de caminhada até o início da trilha do Calanque de Surgiton.

IMG_3170

No topo da montanha é possível ver o Calanque de Morgiou. Mais meia hora de caminhada leva até as belíssimas praias do Calanque de Surgiton.

IMG_3188

Explorando os Calanques de Barco

Vários passeios de barco estão disponíveis a partir de Marselha e Cassis. Os passeios variam de preço, duração e quais Calanques são visitados.

calanque-p.leroux_0

A partir de Marselha:

http://www.croisieres-marseille-calanques.com/?lang=en

A partir de Cassis:

http://www.ot-cassis.com/en/the-calanques-by-boat.html

Melhor época para visitar

No verão da Europa, entre maio e outubro.

Como chegar

Marselha está localizada na região de Provence, no sul da França, a 750km de Paris. A maneira mais prática de se chegar é de avião, por um vôo de uma hora a partir de Paris. Outras grandes cidades europeias também voam para Marselha, como Lisboa, Madrid, Frankfurt e Londres. Também é possível chegar de trem ou de carro a partir de outras cidades francesas ou pela Espanha.

Agradecimento especial ao companheiro de viagem

Augusto Geyer

Categorias: Europa, França | Tags: , , | 3 Comentários

Navegação de Posts

3 opiniões sobre “A beleza dos Calanques no sul da França

  1. Chris Lapoian

    Até que enfim, uma matéria esclarecedora sobre como visitar os calanques!! Estava na dúvida entre a hospedagem em Marselha e Cassis. Agora, não estou mais 🙂 Obrigada!

  2. Pingback: La belleza de las calas en el sur de Francia | Eu Escolho Viajar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: