Subida ao terceiro maior pico do Brasil

IMG_6824

O Pico da Bandeira fica localizado no Parque Nacional do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e é o terceiro mais alto do Brasil. Há controvérsias sobre em qual estado de fato se localiza o pico. A principal cidade para explorar o parque é Alto Caparaó no estado de Minas Gerais, mas existe também uma entrada do parque pelo Espírito Santo. Também não há consenso quanto à trilha mais bonita, mas, como bom mineiro, optei por subir pelo caminho de Minas.

Dentro do Parque estão localizados 3 dos 10 maiores picos do Brasil.

10 Maiores Picos do Brasil

Pico da Neblina

Pico 31 de Março

Pico da Bandeira

Pico do Calçado

Pedra da Mina

Pico das Agulhas Negras

Pico do Cristal

Monte Roraima

Morro do Couto

Pedra do Sino

Ao pesquisar esses picos, encontrei algumas divergências entre as listas, mas a maioria das informações listavam os picos nessa ordem.

Quando fiz essa trilha, já morava em Brasília, sendo que fomos em um ônibus de Brasília até Alto Caparaó-MG durante a semana santa de 2010.picobandeira

A ideia era sair de Brasília na quinta-feira à noite, chegar na porta do parque, fazer toda a trilha até o Pico da Bandeira e Pico do Calçado, acampando 2 noites dentro do parque, e voltar pra Brasília domingo à tarde. Tivemos que mudar um pouco o itinerário devido ao grande atraso do ônibus na ida. Pegamos um jipe na entrada do parque até o primeiro acampamento e não subimos até o pico do calçado por falta de tempo.

Relato:

Quinta-feira

Saída de Brasília, de ônibus, 8 da noite. A previsão de chegada era sexta-feira meio dia, porém, devido a inúmeros acidentes nas estradas mineiras, chegamos em Alto Caparaó apenas 6 da tarde de sexta-feira.

Sexta-feira

Chegada em Alto Caparaó ás 6 da tarde.

IMG_6587

Já estava escuro, então pegamos um jipe na entrada do parque até o primeiro acampamento. Essa parte poderia ser feita a pé. São 6 quilômetros, mas devido ao grande atraso, fomos de jipe mesmo. O primeiro acampamento é chamado TRONQUEIRA. Montamos as barracas, jantamos e como estávamos com muita vontade de conhecer o local, fomos até a Cachoeira Bonita, mesmo à noite.

IMG_6623

A cachoeira fica a uns 20 minutos do acampamento. A lua estava bonita iluminando a cachoeira.

Depois voltamos para o acampamento para descansar. No acampamento existe um banheiro com água fria, mas, ao menos enquanto estivemos lá, estava muito sujo e nojento.

IMG_6661

Sábado

Primeiro trecho da trilha: Tronqueira – Terreirão: 3,5Km

Acordamos bem cedo e fomos apreciar a vista do mirante do acampamento.

IMG_6642

Tomamos café da manhã e voltamos à cachoeira bonita.

IMG_6664

Dessa vez foi possível tomar um banho de cachoeira e em seguida voltamos para desmontar o acampamento e começar a trilha. Saímos do acampamento carregando tudo por volta de 10 horas da manhã. No caminho pode-se passar em um lugar chamado vale encantado e parar em algumas pequenas cachoeiras para beber água e tirar algumas fotos.

IMG_6698

O caminho é bem sinalizado com placas e setas amarelas nas pedras. Chegamos ao próximo acampamento por volta das 14 horas. O local chama-se terreirão. Montamos o acampamento e almoçamos.

IMG_6718

É nesse acampamento que tem uma casa de pedra, onde já foi possível dormir, mas naquela época estava desativada.

IMG_6714

Resolvi tomar um banho decente. Tinha um banheiro menos nojento que o do acampamento anterior. Foi preciso muita coragem pra tomar banho. A água era fria de lascar, deu até dor de cabeça. Doeu mas era muito necessário esse banho. À tarde ficamos desbravando o local. Tem alguns mirantes e pode-se avistar o Pico do Cristal, que também é um dos maiores do Brasil. Vimos o pôr do sol em cima de uma pedra com uma visão fantástica.

IMG_6753

Jantamos e fomos dormir cedo, afinal, sairíamos 2 da manhã para o ataque ao pico. Enquanto fazíamos o jantar, conversamos com algumas pessoas que haviam descido do pico e estavam chateadas pois a neblina era muito grande e não dava pra ver nada lá de cima. Ficamos muito apreensivos, porque tínhamos vindo de muito longe e dificilmente voltaríamos ali nos próximos anos.

Domingo

Segundo trecho da trilha: Terreirão – Pico da Bandeira: 4,5 Km

Dormindo dentro da barraca eu escutava a chuva que caía e ficava preocupado quanto a subida ao pico. Felizmente, quando saí da barraca às 2 da manhã, a chuva havia parado. Saímos por volta das 2 e meia e fomos andando no escuro total. A trilha é de dificuldade média. Havia muita lama e era necessário ficar com a lanterna procurando as marcas amarelas nas pedras para não errar o caminho. Para piorar, estava passando mal e precisei ir ao “banheiro ecológico” mais de uma vez no caminho. Quando vi a placa que faltava pouco foi um alívio…

IMG_6782

Chegamos no alto do Pico por volta das 5:30 da manhã e já tinha gente lá em cima. Para nossa sorte, o tempo abriu.  O céu vermelho e o sol nascendo foram um espetáculo.

IMG_6822 115

Lá de cima dava pra avisar umas 5 cidades diferentes que eu não faço ideia quais sejam, além do Pico do Calçado e Pico do Cristal.

IMG_6823 IMG_6816

Ventava muito e fazia muito frio, mas o cenário era maravilhoso. É impressionante a velocidade que as nuvens se movem lá em cima.

IMG_6838

Depois de curtir bastante o visual e comer algumas coisas, descemos até o acampamento.

Terceiro Trecho: Pico da Bandeira – Terreirão: 4,5 Km

IMG_6866

Resolvemos não subir o Pico do Calçado como planejado, porque tínhamos que trabalhar segunda-feira pela manhã e estávamos preocupados com a estrada.

IMG_6865

Quarto Trecho: Terreirão – Tronqueira: 3,5 Km

Desmontamos o acampamento, pegamos as coisas e descemos até o último acampamento.

Tomamos mais um banho gelado para despedir e sairmos do parque.  Antes de regressar a Brasília, almoçamos no Restaurante da Pousada do Bezerra, deliciosa comida mineira.

Equipamentos Utilizados na subida:

Barraca HUMMER EIGER 4

Saco de dormir TRILHAS E RUMOS SUPER PLUMA GELO

Isolante Térmico Genérico

Mochila CURTLO 60 LITROS

Bota TIMBERLAND OUTDOOR PERFORMANCE GORE-TEX

Fleece Genérico

Anorak CONQUISTA CAVIAHUE

Gorro e luva de lã

Capa de chuva pra mochila DEUTER RAINCOVER 50-90L

Calça impermeável STEARNS

Fogareiro Simples

Panela pequena (suficiente para fazer um miojo)

Lanterna de cabeça

Comidas:

Café da Manhã: Granola e leite em pó

Almoço e Jantar: macarrão e sopa instantâneos

Lanches: Castanha, barrinha de cereal e bananas desidratadas

 Sobre a trilha

A trilha é de dificuldade média, caso você vá de carro até a tronqueira como nós fizemos. Se for para andar tudo, acredito que seja de nível difícil. O trajeto total de ida e volta da entrada do parque até o pico é de 28 Km, mas se for e voltar até a tronqueira, como nós fizemos, são apenas 16 Km. As únicas dificuldades da trilha são as subidas íngremes e o peso que temos que levar para acampar. É possível fazer a trilha toda em um dia sem acampar, mas acredito que não dá para aproveitar bem as cachoeiras e nem ver o incrível nascer do sol lá de cima.

Agradecimento aos companheiros de viagem:

João Tavares, Flávia Alves e Jamil Cardoso.

Categorias: Brasil, Minas Gerais, Outros | Tags: , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: