Vietnã parte 2: A Paz

DSCF3936

Uma visita ao sudeste asiático traz muitas surpresas. Camboja, Tailândia, Laos, Myanmar… Todos esses países são fantásticos e cheios de atrações para se visitar, mas nenhum deles possui tamanha variedade como o Vietnã. Além das histórias de guerras, museus e templos milenares, o país é bem dotado quando o assunto é natureza.

Cavernas enormes, praias belíssimas, montanhas tomadas por plantações de arroz. Entre tantas belezas naturais, uma baía com água verde esmeralda e várias ilhas com montanhas enormes se destaca: Halong Bay, que pode ser facilmente visitada a partir da capital do país: Hanói.

DSCF3720

Hanói

A capital do Vietnã não é tão grande como Ho Chi Minh City e nem possui tantos prédios modernos, mas, no meio dos templos e bairros históricos, o trânsito maluco com milhões de motocicletas é muito semelhante.

DSCF3726

Hanói é o principal polo turístico do norte do país e, além de servir de base para chegar até Halong Bay, abriga o mausoléu com o corpo do herói nacional Ho Chi Minh e tem muitos sítios históricos para visitar.

Old Quarter

Bairro antigo no coração da cidade. Possui construções históricas e vários templos ao redor do lago Hoan Kiem. Destaque para o templo Ngoc Son, onde fica a tartaruga gigante que está embalsamada em ouro e foi considerada guardiã do local.

IMG_1850

O templo Bach Ma e a catedral St. Joseph também valem a visita.

DSCF3768 2

Lojas de souvenires e artefatos típicos do Vietnã estão espalhados pelo local e todos os preços são negociáveis. Várias lojas de ternos também ficam na região. Os ternos são muito baratos e de qualidade. Se tiver tempo na cidade, pode encomendar um terno sob medida.

Ho Chi Minh Mausoleum

Lugar onde descansa o maior herói do país, embalsamado em um caixão de vidro. Só por fora o local já é muito bonito e a visita ao interior é impressionante.

DSCF3760

É um local considerado sagrado pela maioria dos vietnamitas. O mausoléu não abre as sextas feiras e a visitação só é permitida pela manhã.

Templo da Literatura

Complexo de templos do século XI. Muito bonito e interessante.

DSCF3733 DSCF3737

Outra atração bastante famosa em Hanói é o Museu Etnológico do Vietnã, que infelizmente não pude visitar por falta de tempo.

Halong Bay 

Cartão postal do Vietnã, a baía com centenas de ilhas e água de cor impressionante é uma obra prima da natureza. São 150km de Hanói que são percorridos em não menos que 3 horas de estradas ruins e paradas para dar propinas à polícia. É possível fazer bate e volta de Hanói para Halong City, porta de entrada para Halong Bay, mas considere isso uma heresia.

DSCF3929

A melhor forma de conhecer a baía é por meio de cruzeiros que podem ser de 2 ou 3 dias. Os cruzeiros podem ser contratados a partir de Hanói e incluem transporte e diversas outras atividades, dependendo do barco e da quantidade de dias.

DSCF3865

No geral, os passeios saem de Hanói às 6 horas da manhã e o embarque ocorre por volta da 10 horas. O barco passa por um cenário surreal e visita vilas flutuantes, cavernas e é possível realizar passeio de caiaque. No dia seguinte, uma parada na praia e subida ao mirante para uma vista panorâmica do local, antes da volta para Hanói.

DSCF3830 DSCF3883

Realmente é um lugar mágico que proporciona momentos de paz indescritíveis, contrastando com a triste história de guerras desse maravilhoso país.

DSCF3943

O Vietnã realmente é um país lindíssimo. Ainda pretendo voltar para conhecer as montanhas com plantações de arroz em Sapa, as cidades históricas de Hue e Hoi An, as maiores cavernas do mundo em Son Doong e claro, voltar na magnífica Halong Bay.

Informações

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar no país. O visto pode ser solicitado na Embaixada do Vietnã em Brasília.

http://www.vietnamembassy-brazil.org/pt/

Hospedagem Econômica

http://www.littlehanoihostel.com/

Cruzeiro em Halong Bay

http://www.vega-travel.com/

Como chegar

Quase todas as cidades grandes do sudeste asiático possuem voos regulares para Hanói. Normalmente brasileiros chegam na região por Kuala Lumpur (Malásia), Bangkok (Tailândia) ou Singapura.

Por via terrestre é possível chegar de ônibus ou van a partir do norte da China ou sul do Vietnã. A viagem pelo Laos pode ser uma aventura pelas más condições do transporte e das estradas.

IMG_1861

 

Este post é continuação de: https://ztrip.com.br/2014/12/26/vietna-parte-1-a-guerra/

 

Agradecimento aos companheiros de viagem

Renato Lobão, Fábio Cavalcante, Túlio Canut, Rodrigo Barata, Thiago Castro e Isaías Pontes.

 

Categorias: Ásia, Vietnã | Tags: , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: