Antiga capital da Indochina, Luang Prabang é o lugar a ser visitado no Laos. Esta cidade tem de tudo um pouco do sudeste asiático: templos incríveis, pessoas amigáveis, transporte e culinária exóticos e muita natureza. A cidade está localizada no encontro do rio Mekong com o rio Nam Khan. Na cidade tem uma espécie de escola para monges. Em nenhum lugar do mundo pode-se ver tantos monges por metro quadrado quanto em Luang Prabang. Recomendo a todos que se aventurarem pelo sudeste asiático a conhecer esta cidade maravilhosa!!!
ATRAÇÕES
Templos
A cidade tem vários templos budistas. Um dos mais bonitos é o Wat Xieng Thong, que fica na rua principal. A dica é se perder pela cidade e descobrir um novo templo a cada esquina.
Pôr do sol
Bem no centro da cidade está o templo de Phu Si. Ele fica no alto de um morro e proporciona um pôr do sol incrível. A subida é um pouco cansativa mas o belo pôr do sol compensa cada degrau. Recomendo subir um pouco antes do sol se pôr para conseguir um lugar privilegiado.
Royal Palace Museum
Museu que conta um pouco da história da monarquia do Laos e do budismo. Apresenta vários objetos interessantes, inclusive dos países vizinhos, Camboja e Vietnã.
Ronda das Almas
A ronda das almas ocorre todos os dias após o nascer do sol. Aproximadamente 6 horas da manhã os monges da cidade saem em fila para receber alimentos. Os monges não podem trabalhar e receber dinheiro, vivendo de doações. Durante a ronda das almas eles conseguem grande parte dos alimentos. Os turistas se aglomeram ao longo da rua principal e levam alimentos para dar aos monges, geralmente arroz e frutas.
Passeio de Elefantes
Os elefantes ainda são usados como força de trabalho e transporte no Laos. Mas existem muitas empresas que cuidam e oferecem passeios para os turistas andarem, alimentarem, darem banho e até nadarem com os elefantes. No começo estava preocupado com os possíveis maus tratos, mas verifiquei que pelo menos em Luang Prabang, esses animais incríveis são bem tratados.
Phosy Market
O mercado noturno acontece todas as noites no centro da cidade. Ótimo local para comprar roupas, artesanatos e presentes. Pratique sua capacidade de pechinchar neste mercado. Todos os preços são negociáveis.
Kuang Si Falls
No centro de Luang Prabang pode-se contratar transporte para levar as cachoeiras de Kuang Si. Ficam em um vilarejo a aproximadamente 40 minutos do centro da cidade. Como tudo no Laos, o preço é negociável.
O parque com as cachoeiras é muito legal. Logo na entrada possui um centro para recuperação de ursos. Em seguida começam as cachoeiras. Várias quedas em seqüência e poços azuis muito bonitos. A água é em uma temperatura boa para banho. O local é incrível e as fotos não traduzem a real beleza do lugar. É o principal passeio de Luang Prabang. Imperdível!!!
Pak ou
Sistema de cavernas que fica nas proximidades de Luang Prabang. Assim como Kuang Si, deve-se contratar o transporte no centro da cidade. É possível chegar nas cavernas de barco.
Culinária Local
A comida no Laos é rica e variada. Entretanto, pelo menos na minha opinião, tem uma grave problema: DILL.
Dill é uma erva com gosto de anis que eles colocam em muitos dos pratos. Sopas, carnes, massas… Demoramos a descobrir o nome e pedir para tirar dos pratos. Portanto, para quem não gosta do gosto de anis, é só pedir: NO DILL!!!!
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Transporte:
Existem três formas de chegar até Luang Prabang:
1 – Via terrestre, a partir da capital do Laos, Vientiane. As estradas são ruins e o trajeto é demorado, geralmente leva uma noite.
2 – De barco, a partir de Chiang Mai, na Tailândia. Essa viagem leva quase um dia e é uma grande aventura.
3 – Via aérea, que é a mais comum. Várias empresas ligam Luang Prabang com as principais cidades do sudeste asiático: Bangkok e Chiang Mai (Tailândia), Hanói e Ho Chi Mihn (Vietnan), Kuala Lumpur (Malasia) e Phnom Penn e Siem Reap (Camboja).
* Eu cheguei de um vôo procedente de Hanói e segui depois para Chiang Mai, durante um mochilão pelo sudeste asiático.
Melhor Época para Visitar
Entre dezembro e abril.
Hospedagem
Liberty Guesthouse: Hospedagem boa e barata. Não tem site, mais pode ser reservada pelos principais sites de busca, como booking e hostelworld.
Agradecimento especial aos companheiros de viagem:
Maria Clara, Renato Lobão, Fábio Cavalcante, Rodrigo Barata, Túlio Canut, Thiago Castro e Isaías Pontes.
Oi Thiago! Gostei bastante desse post. Vou te dar uma dica: podia falar pra gente onde busca informações pra montar seus roteiros e, às vezes, até disponibilizar em link no próprio post o roteiro que fez de toda a viagem, que, no caso o fez chegar até o destino do post. Não falo no intuito de copiarmos o seu roteiro, mas ele pode servir como base pra quem está planejando uma viagem para a Asia, por exemplo, e, ainda tem dúvida com relação a alguns destinos. Obrigada Bjim
Oi Camila!! Dicas são sempre bem vindas!!! Vou tentar fazer essa abordagem e dar mais detalhes do roteiro nos próximos posts. Obrigado!!!
Pingback: Waterfalls, elephants, temples and monks-Luang Prabang-Laos | Eu Escolho Viajar
Pingback: Cascadas, elefantes, templos y monjes-Luang Prabang-Laos | Eu Escolho Viajar