O Caribe é famoso mundialmente por suas praias paradisíacas de águas azuis e mornas. Uma extensa área que começa no golfo do México, passa por toda América Central e vai até a Venezuela, na América do Sul. E é justamente na Venezuela, na região mais próxima do Brasil, é que fica um dos lugares mais bonitos e acessíveis do Caribe: Los Roques!
Los Roques é um arquipélago com dezenas de ilhas que fica localizado a 30 minutos de vôo de Caracas, capital da Venezuela. Para chegar lá, basta tomar um vôo de São Paulo a Caracas e um vôo curto de Caracas para Gran Roque, a maior e única ilha habitada do arquipélago.
Diferente dos demais lugares do Caribe, Los Roques não tem qualquer luxo. Resorts all inclusive, shopping centers, cassinos, nada disso. É um lugar totalmente paradisíaco em que a atração principal é a natureza.
O “esquema” em Los Roques é o seguinte: escolha uma das ilhas para passar o dia, combine com um barco para te levar e buscar no horário desejado. Eles providenciam cadeiras e guarda sol, caixa térmica com comidas e bebidas e pronto… é só relaxar!!! Ahhh… Não se esqueça de levar máscara e snorkel!!! Em todas as ilhas tem pontos incríveis para apreciar a rica vida marinha da região!!! Para os adeptos também existem vários pontos de mergulho autônomo no arquipélago.
Gran Roque
É a principal ilha do arquipélago. É onde fica o aeroporto, as pousadas e os restaurantes. Não existe carro aqui. É um pequeno vilarejo, onde fica toda a estrutura do arquipélago. Em Gran Roque é possível assistir a um magnífico por do sol. Basta seguir a trilha que vai para o alto do morro de pedras. Vale muito apena para depois de um dia de praia.
Madrisquí – 15 minutos de Gran Roque
Praia bem grande e bonita, muito boa para relaxar. Pela proximidade de Gran Roque pode ser uma boa opção no dia da chegada em Los Roques ou após um mergulho.
Francisquí – 30 minutos de Gran Roque
Essa ilha vale muito a visita. É uma das poucas que possui restaurante. Excelente área para fazer snorkel nas piscinas naturais atrás da ilha, com acesso através de uma pequena trilha. Esta ilha possui um banco de areia que dá pra ir andando bastante pelo mar.
Crasquí – 1 hora de Gran Roque
É uma das minhas ilhas favoritas. A cor do mar é fantástica, excelente para snorkel, praia extensa e um restaurante no meio que ainda tem redes para descanso.
Cayo d´água – 1 hora e meia de Grand Roque
Esta é a mais bonita de todas. Um fino trecho de areia com mar dos dois lados liga as 2 partes da ilha. Em um delas há um farol que é possível subir e ter uma vista bem bonita. Areia fina e branca e uma boa área para snorkel completam este paraíso.
Espenquí, Sarquí e Noronquises – Cerca de 40 minutos de Gran Roque
Bonitas mas sem nada de especial. Geralmente são pontos de parada no caminho para Cayo d´água.
Dos Mosquices – 40 minutos de Gran Roque
Ilha que possui um projeto de recuperação de tartarugas marinhas, nos moldes do projeto Tamar. Não vi nada muito interessante. Paga-se para entrar nessa ilha. Lá eles explicam o processo de recuperação das tartarugas e visita a área com os tanques para recuperação das mesmas. Sinceramente acho que não vale a pena perder tempo nesta ilha. Também está no caminho para Cayo d´água
Carenero – 1 hora de Gran Roque
Ilha mais distante e que vale a visita. Grande área para banho como uma lagoa. Snorkel muito legal também.
Rabusquí – 40 minutos de Gran Roque
Mangue de águas cristalinas onde tem uma grande concentração de estrelas do mar. Vale a pena a passada. Geralmente combinada nos passeios para Crasquí.
Boca de Cote – 1 hora de Gran Roque
Excelente ponto de snorkel e mergulho autônomo. Cor do mar incrível.
Mergulhos
Em Los Roques existem vários pontos de mergulho. Dependendo do dia, do tempo e das condições do mar as três empresas de mergulho decidem os pontos onde serão realizados os mergulhos. Tive oportunidade de mergulhar em Boca de Cote, na Cueva (caverna) e no naufrágio de um veleiro que fica perto da costa em Gran Roque.
Hospedagem
As pousadas incluem café da manhã e muitas incluem também o jantar. Normalmente já estão incluídas no pacote visitas as ilhas de Madrisquí e Francisquí.
Em minhas 2 viagens para Los Roques fiquei em pousadas de baixo custo, mas de serviço muito bom. Recomendo ambas:
Cayo Luna: http://www.posadacayoluna.com/
Gremary: http://www.los-roques.org/posada/gremary
Para aqueles dispostos a gastar um pouco mais, existem algumas pousadas com um pouco mais de estrutura, mas com o preço mais alto:
La Cigala: http://www.lacigala.com/
Transporte para Venezuela
A Gol opera vôos diários para Caracas. É importante acompanhar as promoções com milhagens, pois essa passagem pode sair uma pechincha. Existe um vôo da Gol que chega em Caracas às 6 da manhã. Este vôo é muito bom, pois evita a pernoite em Caracas. Tam, Avianca, Lan e Copa também fazem vôos para Venezuela, entretanto não existem vôos diretos.
Transporte para Los Roques
A Aerotuy (LTA) é a empresa que opera vôos com mais frequência e em aviões maiores para Los Roques (40 passageiros). É a única que permite a reserva online:
Outras empresas pequenas também fazem o trajeto em aviões menores. Sugiro ficar do lado esquerdo da aeronave na ida, em uma janela, pois a vista do arquipélago é sensacional. Geralmente não tem assentos marcados e cada passageiro escolhe seu assento no momento do embarque.
Pernoite em Caracas
É importante salientar que a Venezuela passa por uma crise política e de segurança. Portanto não é recomendável passar muito tempo em Caracas. No caso de Los Roques, trata-se de um mundo a parte na Venezuela e estes problemas não afetaram a segurança do arquipélago.
Caso seja necessário uma pernoite em Caracas, recomendo que seja em algum hotel perto do aeroporto. O hotel Catimar fica perto e faz o translado Aeroporto – Hotel – Aeroporto. Fique lá na última vez que fui à Venezuela a não tive problemas.
Câmbio
A crise da Venezuela fez sua moeda perder muito valor. Entretanto o câmbio da Venezuela é um câmbio congelado, diferente do Brasil que o valor do real flutua frente ao dólar. Sendo assim, se você comprar bolivares em uma casa de câmbio, vai trocar 1 dólar por 4 bolivares. Caso troque no câmbio negro, 1 dólar pode valer até 12 bolivares.
Existem muitas pessoas comprando dólar no aeroporto. Caso opte por utilizar o câmbio negro como a maioria das pessoas fazem, sua viagem vai baratear muito. Entretanto existem alguns riscos, uma vez que muitas das pessoas que fazem a troca são golpistas.
O golpe que eles aplicam é o seguinte. Você entrega seus dólares e eles te dão os bolivares e saem. Logo depois eles voltam e falam que você entregou uma nota de 100 dólares com um pequeno rasgo e pedem para destrocar o dinheiro. Essa nota não é sua nota e sim uma nota falsa. Portanto caso vá trocar o dinheiro no cambio negro, atente-se para isso. Verifique a integridade de suas notas antes. Sugiro até mesmo anotar o número de série de todas as notas.
Agradecimento especial aos companheiros de viagem:
Maria Clara, Lucas Netto e Renato Lobão.
Pingback: The Pearl of the Venezuelan Caribbean | Eu Escolho Viajar