Guia da Chapada dos Veadeiros

15A Chapada dos Veadeiros é um parque considerado Patrimônio Natural Mundial. Grande parte do parque está dentro dos municípios de Alto Paraíso e Cavalcante. A entrada Principal do Parque Nacional fica no vilarejo de São Jorge, distrito de Alto Paraíso.

Várias atrações da Chapada se localizam em propriedades particulares, onde paga-se uma taxa de visitação, ao contrário do Parque Nacional, no qual a entrada é gratuita.

Apesar do nome Chapada dos Veadeiros, raramente é possível avistar um Veado Campeiro, animal que deu origem ao  nome do parque. Nas áreas mais remotas como o Rio da Prata existem maiores possibilidades de ver tanto o veado, como outros animais selvagens.

A melhor época para visitar a chapada é entre abril e outubro, época da seca. Durante o período das chuvas, algumas atrações ficam impossibilitadas de serem visitadas, entretanto, existem algumas atrações que são recomendadas para a época chuvosa.

 

Existem basicamente 3 locais que servem de base para explorar a chapada:

Alto Paraíso – 200 Km de Brasília
São Jorge – 230 Km de Brasília
Cavalcante – 300 Km de Brasília

image001

SÃO JORGE

Vilarejo localizado a 30 Km de Alto Paraíso, sendo metade do caminho estrada de terra(a estrada está sendo asfaltada com previsão de conclusão até o final de 2014). Na minha opinião, deve ser o primeiro lugar a ser visitado na Chapada, pois é onde ficam várias das principais atrações, com fácil acesso e um ambiente  noturno muito legal na vila. É lá também que fica a entrada oficial do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. São Jorge possui diversas opções de hospedagens como camping, albergue e pousadas simples e sofisticadas. Também possui algumas opções de alimentação, como crepes, pizzas e alguns restaurantes.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O parque possui 2 trilhas principais que levam a diferentes atrações. É possível fazer as trilhas sem a contratação de guias, entretanto o guia é recomendado para quem não conhece o local. Não é cobrada taxa de entrada e os valores dos guias variam entre 70 e 100 reais, podendo ser dividido por até 10 pessoas por guia.


Trilha dos Saltos do Rio Preto 

A trilha tem um total de 9Km e passa por 3 atrações:

Salto 120 – Cachoeira de 120 metros de altura, um dos principais cartões postais da chapada dos veadeiros. A cachoeira é avistada de um mirante e não é possível tomar banho.

Salto 80 – Cachoeira com 80 metros de altura com um poço enorme, onde é possível tomar banho. Normalmente ficam salva-vidas no local para segurança dos turistas.

Corredeiras – Várias piscinas naturais pelas corredeiras do Rio Preto.

Saltos


Trilha dos Cânions

A trilha tem um total de 10,5Km e passa por 3 atrações:

Cânion 1 – Maior que o Cânion 2, entretanto fica fechado muitas vezes por casa da reprodução do  Pato Mergulhão que acontece no local.

Cânion 2 – Menor mas é mais legal para passar o dia. Chegada por cima com uma vista incrível. Pode-se pular de uma parte específica. Poço muito bom para banho. É possível nadar contra o rio, entrar dentro do Cânion e passar atrás de uma cachoeira.

Cachoeira das Carioquinhas – Agradável para banho e para passar o dia.

Canions

 Travessia das 7 Quedas

Aberta recentemente, a trilha começa na portaria principal e atravessa o Parque Nacional até a Rodovia. São 25Km que podem ser feitos em 2 ou 3 dias, acampando dentro do parque. A trilha passa pelo Canion I e tem uma travessia do Rio Preto no primeiro dia, em um local chamado Fiandeiras.

foto

O acampamento é próximo às sete quedas. No segundo dia a trilha passa em frente as sete quedas e sobe para a saída do parque, com vistas lindas do morro da baleia e demais montanhas da chapada. É necessário reservar esta trilha com antecedência através do site:ICMBio 

Cópia de foto


Vale da Lua

Situado em um fazenda próximo a São Jorge, paga-se 10 reais de entrada. A trilha de 1km leva a um vale de pedras esculpidas pela água, dando uma aparência Lunar ao lugar. É uma das atrações mais movimentadas de toda a Chapada, por ser um local famoso e principalmente pelo fácil acesso.

valelua


Raizama

Localizado em uma fazenda, a trilha leva a um grande Cânion com pequenas cachoeiras. No passado eram realizadas festas rave na fazenda de Raizama.


Cachoeira do Segredo

sfsd

Uma das maiores e mais belas cachoeiras de toda a Chapada. Paga-se 10 reais pra entrar (preço sujeito a alteração). A trilha tem 18Km (ida e volta) no qual você atravessa o rio 13 vezes.  Em alguns lugares pode-se parar para tomar banho. A chegada a cachoeira é impressionante. Tem uma das águas mais geladas da região, pois o sol bate diretamente por um pequeno período de tempo. O nome “segredo” vem devido à distância e à forma com que ela está escondida. O difícil acesso faz com que ela seja pouco visitada, dando um charme especial ao lugar. Recomendo muito esta trilha para quem estiver com o preparo físico em dia.


ALTO PARAÍSO

É o local mais urbanizado da Chapada. Principal porta de entrada e possui muita estrutura, com restaurantes e pousadas. Várias atrações ficam nas suas proximidades. A principal vantagem é o acesso, uma vez que é a cidade mais próxima próxima de Brasília, não sendo necessário pegar “estrada de terra.”

Jardim de Maytréia e Morro da Baleia

Ficam no caminho entre Alto Paraíso e São Jorge. O Jardim de Maytreia é uma vista linda que pode ser apreciada da própria estrada, onde os buritis, com a vegetação típica do cerrado e com as montanhas ao fundo, formam um cenário surreal. Próximo fica o morro da baleia, que pode ser também apreciado da rodovia ou ter acesso ao seu mirante através de trilhas. Bom lugar para ver o pôr do sol.

IMG_1459      IMG_1419

Fazenda São Bento

Na fazenda São Bento ficam três cachoeiras, todas elas de fácil acesso a partir de pequenas trilhas. Almécegas I, Almécegas II e São Bento. A fazenda fica a 9Km de Alto Paraíso, no caminho para São Jorge.

DSC03825

Cachoeira da Água Fria

Fica a 7 km de Alto Paraíso, no caminho para Cavalcante. Cachoeira bem grande a muito visitada por praticantes de Rapel. Seus poços não são muito bons para banho.

Cataratas dos Couros

Sequência de Cachoeiras de rara beleza e volume de água muito grande. É uma das mais impressionantes atrações desta parte da Chapada. O acesso fica a 15Km de alto paraíso no sentido Brasília, e mais 38Km de estrada de terra. A estrada de terra pode ter alguns trechos confusos, sendo recomendável a ida com alguém que conheça a região.

IMG_1407 DSCF8218

Ao final de todas as cachoeiras, você pode atravessar o poço nadando e avistar o belo Cânion dos Couros. Vale a pena o esforço.

Macacos e Macaquinhos

As cachoeiras do vale do macaco (macacão) e macaquinho são complexos de cachoeiras muito bonitas, em uma região mais isolada da Chapada. A entrada fica a 11 Km de Alto Paraíso no sentido Brasília. Posteriormente uma estrada de terra de 30 Km leva ao vale do macaquinho, onde é possível acampar e tem início a trilha que leva a diversas cachoeiras. É recomendado que o acesso a estas atrações seja feito com veículo 4×4 devido as condições das estradas de terra.

DSCF8273 IMG_1437 DSCF8256

Destaque para a Cachoeira da Caverna, onde há uma caverna ao lado da bela cachoeira de águas verde esmeralda e a Cachoeira do Encontro, onde o Rio Macaco encontra o Rio Macaquinho.


CAVALCANTE

Cavalcante fica localizada a 90 km depois de Alto Paraíso, aproximadamente 300 km de Brasília. É o meu lugar preferido da Chapada, mas só recomendo visitar Cavalcante após ter conhecido bem São Jorge. Além de ficarem mais distantes, as atrações de Cavalcante são de acesso mais difícil, tanto por longas trilhas ou por grandes distâncias em estradas de terra.

Poço Encantado

Cachoeira fica no caminho entre Alto Paraíso e Cavalcante. É muito comum as pessoas que estão indo ou voltando de Cavalcante pararem para conhecer esta cachoeira. Vale a parada pois a cachoeira é muito bonita e com um poço bom para banho. Entrada é paga já que é uma propriedade particular. Existe lanchonete e hospedagem no local.

3

Cachoeira de Santa Bárbara

Cartão postal de Cavalcante. Suas águas cristalinas são de impressionar. A cachoeira fica a 22 km de Cavalcante, grande parte em estrada de terra. Localizada em território quilombola, deve-se pagar a entrada de 15 reais (valor sujeito a alteração) aos mesmos antes de iniciar a trilha que leva a cachoeira. É obrigatório a entrada com guia credenciado. A trilha tem aproximadamente 2 Km, dependendo de onde estacionar o carro. Primeiro passa pela pequena cachoeira até chegar a queda maior. Pode ser combinada no mesmo dia com a Cachoeira da Capivara ou Candaru. É interessante levar máscara e snorkel e câmera sub-aquática.

IMG_4589

15

IMG_4626

Candaru

Cachoeira que fica na região dos quilombos, próxima a Santa Bárbara. Devido ao difícil acesso por trilha, os guias sempre preferem levar os turistas à Cachoeira da Capivara, porém Candaru é muito mais bonita e impressionante. É uma sequência de três cachoeiras grandes e muito bonitas. Bons poços para banho.


Cachoeira da Capivara

Cachoeira alta, mas com pouco volume de água, que normalmente é conhecida após o passeio à Santa Bárbara. Tem um poço muito grande e bom para banho. Também tem um mirante bonito com uma vista do vale.

Rio da Prata

Meu lugar preferido de toda a Chapada dos Veadeiros. É um dos lugares mais bonitos, é muito vazio devido ao difícil acesso e é o lugar com maiores chances de se ver animais selvagens. Foi o único lugar da Chapada que eu já vi veados, que deram o nome ao Parque Nacional. O acesso ao Rio da Prata se dá por 60 km de estrada de terra a partir de Cavalcante. Pode acampar no local, entretanto não existe qualquer infra-estrutura. Existem 2 trilhas principais:

Cachoeiras de cima

A trilha leva a 4 cachoeiras muito bonitas, vários poços verde esmeralda para banho e campos floridos.

prata

Rei do Prata

Imperdível!!! Vários poços para banho, mirantes e a magnífica Cachoeira Rei do Prata, que disputa com a Santa Bárbara o título de cartão postal de Cavalcante. Essa trilha também leva a Cachoeira Urubu-Rei, onde tem um mirante com uma bela vista da região.

rei

Fazenda Veredas

A fazenda possui 6 cachoeiras e deve-se pagar ingresso para entrada. Pode-se entrar com ou sem guia.Destaque para a cachoeira Veredão. Fica a 5 km de Cavalcante.

IMG_4671

Categorias: Brasil, Goiás | Tags: , , | 8 Comentários

Navegação de Posts

8 opiniões sobre “Guia da Chapada dos Veadeiros

  1. ejunior

    Otima descrição das atraçoes.

    PArabens,

  2. Muriel de Paula

    Olá bom dia!!! Gostaria de saber uma informação. Consigo visitar todas essas atrações em 15 dias? Vou em novembro, é um bom período pra visitar todas? gostaria de conhecer pelo menos 80% rsrs
    valeu!

  3. Gabriela

    olá! Gostaria de saber se é necessário guia para o Rio da prata e se dá pra fazer as cachoeiras de cima e rio do prata no mesmo dia. Obrigada!

  4. Gabriela

    Olá, gostaria de saber se é necessário guia para fazer o Rio da prata e se dá pra fazer as duas trilhas da região no mesmo dia. Obrigada!

    • Oi Gabriela.
      Não recomendo fazer as 2 trilhas no mesmo dia. Ambas são longas e possuem vários atrativos no caminho, como mirantes e cachoeiras e são em direções opostas. Além disso, para chegar ao rio da prata são 60 km em estrada de terra, que são feitos em quase 2 horas de carro. Uma opção seria acampar uma noite no rio da prata e nos 2 dias fazer as 2 trilhas. Não é obrigatória a entrada com guia, mas recomendo uma vez que visitar sem guias você pode não encontrar algum atrativo, pode passar batido por algum mirante ou até mesmo se perder pela região. O rio da prata na minha opinião é um dos lugares mais bonitos e intocados da chapada. Aproveite sua viagem para lá.

      Abraço

      Thiago

      • Gabriela

        show! já fui pra chapada 3 vezes, mas vai ser a primeira em cavalcanti.
        Só mais uma pergunta: vc acha que dá pra fazer sta bárbara, capivara e candaru no mesmo dia? A trilha da cachoeira de candaru tem qtos Km?

      • Oi Gabriela. Questão de distância, até daria, porque nenhuma das três cachoeiras tem trilhas longas. Acontece que para você pegar a cachoeira de Santa Bárbara bem azul, você tem que estar lá por volta de meio dia. Dessa forma, depois que você sair de Santa Bárbara seu tempo ficaria curto para visitar as outras 2. A trilha para a cachoeira de Canduru é curta, acredito que uns 2km apenas. Entretanto é bem íngreme e a mata bem fechada. Eu não acho nada demais na Capivara. Eu escolheria Candura, mas os guias preferem levar na Capivara pelo Fácil acesso. Você pode tentar ir na Santa Bárbara antes, ficar até meio dia, depois ir para o Canduru e se sobrar tempo no final da tarde dê uma passada na Capivara, mas precisa convencer seu guia, uma vez que essas cachoeiras ficam dentro da região dos Kalungas, onde o guia é obrigatório.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: