Mergulho no Blue Hole

Muito provavelmente vocês já viram fotos, ou já ouviram falar do Blue Hole. Este buraco azul está localizado perto da barreira de corais de Belize chamada Lighthouse Reef, na América Central. Um lugar único, considerado um dos melhores pontos de mergulho do mundo.
Blue Hole

Belize é um pequeno país que fica entre a Guatemala e o México. Sua capital, Belmopan, fica no centro do país, mas os vôos internacionais chegam em Belize City, maior cidade do país, de onde partem os barcos para os principais destinos turísticos, as ilhas de Caye Caulker e Ambergris Caye.
O Blue Hole fica a uma distância considerável da costa, e geralmente somente barcos de mergulho fazem o passeio para lá, uma vez que é um dos pontos de mergulho mais conhecidos e impressionantes do mundo.
bluehole

Como Mergulhar lá???

Para mergulhar no Blue Hole, normalmente os barcos saem de Caye Caulker ou San Pedro (Ambergris Caye). Às vezes também saem barcos de Belize City ou de Placencia (sul de Belize).

Como fui por Caye Caulker (onde a maioria dos mochileiros vão, pelo clima despojado da ilha) vou dar maiores detalhes de lá. Existem duas empresas que te levam pra fazer o mergulho:

Frenchie´s – http://www.frenchiesdivingbelize.com/

Belize Dive Services: – http://www.belizedivingservices.com/

Aqua Scuba – http://www.aquascubabelize.com/cayecaulker_customers.html

As empresas geralmente fazem o mergulho no Blue Hole em dias alternados, ou quando completam um barco de, no mínimo, 10 mergulhadores.

O pacote em qualquer uma das 2 operadoras custa aproximadamente 200 dólares, podendo variar se for alta ou baixa temporada e de acordo com o número de mergulhadores no barco.

O pacote inclui:

Barco
Café da Manhã
Todo equipamento de mergulho
3 imersões (Blue Hole, Half Moon Caye e The Aquarium)
Água
Snacks (frutas, biscoitos)
Visita e Almoço em Half Moon Caye

Experiência???

As empresas cobram apenas a certificação OPEN WATER para realização dos mergulhos. Eles aceitam PADI, NAUI ou PDIC. Apesar disso, recomendo que tenham também a certificação avançada, ou uma boa experiência, já que o mergulho no Blue Hole é profundo e não é muito simples. Algumas pessoas podem não se sentirem confortáveis se deparando com tubarões enormes a mais de 40 metros de profundidade.

Para mergulhadores não certificados, as empresas permitem que realizem o passeio da seguinte forma:

Fazer um batismo no dia anterior, que eles chamam de Discovery Scuba.
Fazer apenas Snorkel no Blue Hole.
Fazer os outros 2 mergulhos em dupla com o Dive Master.

Mergulhos

Os mergulhadores devem estar às 5:30 da manhã no escritório da empresa para o café da manhã e as primeiras instruções. O barco sai às 6 da manhã, chegando às 8 no Blue Hole.

Imagem

Blue Hole

Tempo total – 30 minutos
Tempo de fundo – 8 minutos
Profundidade máxima – 45 metros
Vida Marinha – Pouca
Formações Rochosas

Zoom in (real dimensions: 2592 x 1944)Imagem

O mergulho no Blue Hole, por ser o mais profundo, obviamente é o primeiro. A descida é bem rápida até se chegar na profundidade de 45 metros, onde tem cavernas e estalactites enormes. Nos primeiros 10 metros de descida pode-se observar alguns cardumes de peixes. Depois somente paredões rochosos. No fundo vimos vários tubarões. Segundo o Dive Mastes, eram das espécies Black Tip e Caribean Reef Shark. Também podem ser vistos os Bull Sharks e Tubarões martelo. Nos 8 minutos de fundo entramos em um lado da caverna, passamos entra as estalactites, que são enormes, e saimos do outro lado, como se fosse um túnel.

Estalactites

A subida é bem lenta. Fomos rodeados por 3 tubarões por um tempo. Eles tinham entre 3 e 4 metros. Quando chega a 5 metros para fazer a parada descompressiva tem uma corda com 1 cilindro amarrado, já que todos chegam com muito pouco ar. Cada dois mergulhadores respiram nos reguladores desses cilindros durante a parada descompressiva, e depois é feita a subida normalmente. A grande atração do mergulho são os tubarões e as formações rochosas.

Zoom in (real dimensions: 3648 x 2736)Imagem

Não tem muita vida marinha como nos outros dois. Achei impressionante. Dá pra arrepiar vendo tubarões tão grandes de tão perto.

Half Moon Caye

Tempo Total: 45 minutos
Profundidade máxima – 25 metros
Vida Marinha – Média
Muitos Corais coloridos

Zoom in (real dimensions: 3648 x 2736)Imagem

Half Moon é o nome da ilha que os barcos param para o almoço. O segundo mergulho é na barreira de corais que fica em frente à ilha. É um mergulho muito fácil se comparado com o primeiro. A visibilidade é muito boa e pode-se ver uma diversidade muito grande de peixes, apesar da pouca quantidade.

Zoom in (real dimensions: 3648 x 2736)Imagem

Também vimos algumas raias e uma moreia entrando em um buraco. Nesse mergulho vimos o curioso LionFish.

The Aquarium

Tempo Total: 50 minutos
Profundidade máxima – 18 metros
Vida Marinha – muito
Muitos corais coloridos

Zoom in (real dimensions: 3648 x 2736)Imagem

O terceiro mergulho é o mais fácil e o que tem mais vida marinha. O lugar faz jus ao nome. Realmente parece um aquário. Aqui se vê de tudo. Enorme variedade de peixes e em grandes quantidades. Lagostas, raias, carangueijos e muitos corais coloridos. Vimos um bixo parecendo uma aranha grande… muito legal!!!

Zoom in (real dimensions: 3648 x 2736)Imagem

Para efeito de comparação, nesta mesma viagem, depois de Belize, fui ao México e mergulhei 2 vezes em Cozumel e de longe os mergulhos de Belize foram muito melhores e mais interessantes.

A Ilha

Outro ponto alto do passeio é a visita à Half Moon Caye, onde geralmente os mergulhadores almoçam. É uma ilha de preservação ambiental, cheia de coqueiros, rodeada pelo mar cristalino e com diversas aves exóticas. Na ilha há um pier onde os barcos param, um escritório de preservação ambiental onde há banheiros, algumas mesinhas com cadeiras embaixo dos coqueiros para almoçar e um deck de observação de pássaros. É inexplicavelmente bonita!!! O barco nos deixou no pier onde foi o almoço. Depois cruzamos a ilha por uma trilha até o observatório dos pássaros e seguimos até o outro lado da ilha onde o barco nos aguardava.

Imagem

Pra quem for a Belize, esse passeio é imperdível. Mesmo pra quem não fizer o mergulho no Blue Hole, conhecer Half Moon Caye e fazer os outros dois mergulhos já vale a pena… e muito!!!!

Zoom in (real dimensions: 1944 x 2592)Imagem

Pássaro estranho na ilha
Zoom in (real dimensions: 2592 x 1944)Imagem

Golfinhos na volta para Caye Caulker
Imagem

 Informações

O melhor lugar para ficar em Belize e fazer o passeio até o Blue Hole é Caye Caulker, que fica a uma hora de barco de Belize City, principal ponto de entrada e aeroporto internacional no país.

Hospedagem

Antigamente chamado Tina’s Hostel, o novo Yuma’s House é a sugestão para hospedagem econômica em Caye Caulker. O albergue aconchegante e animado fica de frente para o mar. http://yumashousebelize.com

Transporte

Caye Caulker é uma ilha na costa de Belize e é conectada por mar para Belize City, Ambergris Caye (San Pedro) e Chetumal no México. As passagens podem ser adquiridas na hora. Se forem para Chetumal, recomendo comprar pelo menos um dia antes da viagem pois são poucos barcos e a procura é grande.

Como eu fiz???

Estava fazendo um mochilão pela América Central. A partir de Flores na Guatemala e pegamos uma van até a fronteira com Belize. Demoramos para cruzar a fronteira pois na época exigiam vistos para brasileiros entrarem em Belize (hoje não é mais exigido). Após entrarmos no país, pegamos um taxi até Belize City e em seguida um barco para Caye Caulker. Ficamos alguns dias por lá, onde fizemos o mergulho no Blue Hole. Depois seguimos viagem pegando um barco para Chetumal, no México.

Agradecimento especial aos companheiros de viagem:

Lucas Netto, Renato Lobão e Túlio Canut.

Categorias: América Central, Belize | Tags: , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: